Salvador
29°
algumas nuvens
umidade: 70%
vento: 2m/s NL
Máx 29 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Coelba investe R$ 8 milhões no Carnaval 2018

Foto: divulgação COELBA

Com o objetivo de garantir a energia e a segurança de uma das maiores festas populares do mundo, a Coelba realiza a “Operação Carnaval”. A ação reúne todas as ações da concessionária para assegurar o fornecimento de energia elétrica durante a folia em Salvador e no interior do estado.

Com um investimento de R$ 8 milhões nos serviços de manutenção preventiva e melhoramentos na rede elétrica nos circuitos da festa em Salvador,  a Operação inclui também os carnavais de bairro e municípios do interior. Além dos serviços, o investimento contempla, ainda um esquema especial de atendimento e cartilha para os órgãos envolvidos na organização do Carnaval.

A principal ação deste ano deixou a paisagem do Porto até o Farol da Barra de cara nova. O trecho que abriga dois dos principais cartões postais de Salvador deixou de ter rede aérea e passou a contar com rede subterrânea. Com as intervenções realizadas, foram construídos 2 km de rede subterrânea, tendo sido retirados postes e condutores. O que destaca, ainda mais, as belezas do local, além de garantir maior segurança na área de concentração e circulação de trios.

No circuito Barra-Ondina foram instalados mais 1.500 espaçadores de rede elétrica, totalizando agora 5.000 desses equipamentos nos circuitos principais e marginais nas redes de média tensão. Estas ações, assim como a retirada das travessias de rede elétrica ao longo dos últimos anos, têm como objetivo deixar os circuitos da festa ainda mais seguros, tanto para foliões como para quem trabalha em cima dos trios elétricos.

Histórico

O trabalho da Coelba começou em setembro de 2017 e, até o final das ações,  350 km de rede elétrica e 650 postes/estruturas terão passado por manutenção preventiva. Para garantir o suprimento de energia para as cargas adicionais do Carnaval, a concessionária instalou 88 novos transformadores, agregando uma potência instalada de 8.500 kVA, implantou 216 novos postes, construiu cerca de 9 km de rede elétrica e podou 3.100 árvores.

As ações estão sendo realizadas não apenas nos principais circuitos da festa, mas também nos bairros com programação de Carnaval: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima e Piatã.  Além dos locais de festas com palco, foram realizadas ações de manutenção e melhorias no Nordeste de Amaralina (Circuito Mestre Bimba) e na região onde desfila o bloco “Mudança do Garcia”.

Além de Salvador, outros municípios que realizam festas de Carnaval, a exemplo de Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João (Imbassaí e Praia do Forte), Maragogipe, Jaguaripe, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras, também tiveram atenção especial da Coelba.

Principais dicas de segurança com relação à rede elétrica no carnaval:

 – Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Coelba.

– Não jogar serpentina em direção à rede elétrica.

– Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica.

 – Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.

– Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.

– Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica.

– Evitar que balões (blimps) e placas de propaganda toquem na rede elétrica.

– Não direcionar jatos d’água à rede elétrica.

– É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.

– Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Coelba através do número 116.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: