Salvador
26°
nuvens dispersas
humidity: 69%
wind: 4m/s SSE
H 26 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Organização mundial de saúde estima 152 milhões de pessoas com demência

Fotos: Daiane Mendonça

Mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com demência, e a cada ano são registrados quase dez milhões de novos casos. A Organização Mundial de Saúde estima que 152 milhões de pessoas serão afetadas até 2050. Segundo Ministério da saúde do Brasil, Alzheimer é a demência mais  frequente em idosos.

A partir do diagnóstico, a sobrevida média das pessoas acometidas pela doença varia de 8 a 10 anos. O primeiro sintoma e o mais característico do Alzheimer é a perda de memória recente. Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves, como a perda de memória remota de fatos mais antigos, irritabilidade e  falhas na linguagem.

O Alzheimer costuma evoluir para vários estágios de forma lenta e ainda não possui uma forma de prevenção específica. No entanto, o Ministério da Saúde aponta que manter a cabeça ativa e ter uma boa vida social, regada a bons hábitos e estilos, pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.

As principais formas de prevenir, não apenas o Alzheimer, mas outras doenças crônicas, estão ligadas à leitura, exercícios de aritmética, jogos inteligentes, atividades em grupo e hábitos saudáveis, como não fumar, não consumir bebida alcoólica, ter alimentação saudável e regrada e praticar atividades físicas regulares.