Salvador
27°
algumas nuvens
umidade: 78%
vento: 2m/s NO
Máx 27 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Alergias e coceiras são mais frequentes no verão

O verão é a estação mais cobiçada do ano por muitas pessoas. Porém, é nessa época que algumas alergias podem piorar. Pessoas que sofrem com o problema precisam lidar com sintomas como olhos vermelhos, coceira, congestão nasal, garganta inflamada e até tosse alérgica. É por isso que, para que você possa curtir bem o seu verão, o VIVA BEM desta sexta-feira (2) trouxe o alergologista Vitório Marchesini para falar sobre as alergias no verão.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), cerca de 30% da população brasileira tem algum tipo de alergia – 20% delas são crianças. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam também que a rinite é uma doença crônica que atinge 25% da população brasileira. Já a asma acomete 20% dependendo da região e da faixa etária.

Apesar da alergia não ter idade para atacar, as crianças são as principais vítimas. Por possuírem um sistema imunológico ainda em desenvolvimento alguns estímulos mais agressivos podem determinar, em pacientes geneticamente predispostos, um quadro alérgico. “As crianças têm um sistema imunológico em formação. Portanto, é preciso ter certos cuidados com elas. Crianças com pai ou mãe alérgicos possuem até 80% de predisposição alérgica. Isso é mais que o dobro se comparado a uma criança que não tenha pais alérgicos. Além disso, se a criança tem alergia respiratória deve-se evitar alguns materiais que possam causar uma crise alérgica, como tapetes, ursos de pelúcia e cortinas de tecido”.

Ainda de acordo com o especialista, o uso de cosméticos também podem contribuir para o surgimento de casos de alergia de contato por irritação da pele. “A dermatite de contato é muito comum nas mulheres devido ao uso de produtos de beleza, como as tintas de cabelo. O mais curioso é que a manifestação não é só na cabeça, mas em outras partes do corpo também”.

Para conferir o VIVA BEM desta sexta-feira (2), clique aqui!

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025

Comentar

%d blogueiros gostam disto: