Salvador
27°
nuvens quebrados
umidade: 74%
vento: 6m/s SL
Máx 27 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Mitomania: VB fala sobre a doença da mentira compulsiva

Ontem (1) foi o dia em que você provavelmente caiu em alguma pegadinha do dia da mentira. Mas você sabia que a mentira pode se tornar uma patologia? Chamada de mitomania, a doença é um comportamento onde o indivíduo mente compulsivamente.  Nesse transtorno, as mentiras podem ou não ser completamente desproporcionais à realidade. Na verdade, é um desafio para terapeutas identificar este problema porque nem sempre eles são capazes de distinguir a mentira da verdade.

De acordo com alguns especialistas, é durante a infância e a adolescência que as mentiras estão mais presentes. Para a psicóloga Luciene Figueiredo, convidada do VIVA BEM nesta segunda-feira (2), “quando a criança aprende a mentir, isso para ela é uma condição de instinto. Muitas vezes a mentira é um mecanismo de defesa, já prevendo uma punição que a criança vá receber por ter feito algo que não deveria”, afirma.

O problema, ainda de acordo com a especialista, é quando a mentira extrapola os limites. “A gente entende que esse processo da criança aprender a mentir faz parte do desenvolvimento humano. A questão é quando isso extrapola contextos e pode trazer consequências negativas para a vida do próprio sujeito e de outras pessoas”, diz.

O papel da família em casos como esse é fundamental, principalmente porque o paciente dificilmente irá procurar ajuda, já que acredita não ser doente e achar que que faz mal a ninguém. No final, quem mais acaba sofrendo são as pessoas que convivem com as mentiras.

Para conferir o VIVA BEM desta segunda-feira (2) clique aqui!

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: