Salvador
24°
chuva fraca
umidade: 100%
vento: 5m/s SL
Máx 24 • Mín 22
Weather from OpenWeatherMap

Período de chuvas acende alerta para leptospirose

A leptospirose é uma doença grave, transmitida na maioria das vezes pela urina do rato, e que se contrai geralmente pelo contato com águas de enchentes. Normalmente, a doença deixa a pessoa de cama e incapacitada de desenvolver suas atividades normais, como trabalhar e estudar. O tratamento é feito com bastante hidratação, antibiótico e analgésico.

Apesar do aumento do volume de chuva em Salvador, os números são positivos. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, o número de casos de leptospirose teve uma redução este ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2018, foram registrados 11 casos suspeitos da doença, dentre os quais um foi confirmado pelo órgão.

De acordo com o infectologista Adriano Oliveira, convidado do VIVA BEM desta quarta-feira (2), “a maioria dos casos de leptospirose podem se confundir facilmente com outras doenças, como a gripe. Dores pelo corpo, febre, icterícia são alguns dos sintomas mais comuns. Já nos quadros mais graves da doença há a inflamação do cérebro, intestino, pulmão, rins e em diversos outros órgãos”.

O especialista ainda alerta para hábitos que podem evitar a doença. “A higiene é essencial para impedir a contaminação. Chegou da rua com o alimento? Antes mesmo de colocá-lo na geladeira, basta lavá-lo em água corrente e sabão, que você estará diminuindo e muito os riscos de contrair a leptospira”, orienta.

A orientação do Programa Municipal de Controle de Leptospirose do CCZ é que a população continue em alerta, principalmente nesse período chuvoso que se estende até o mês de julho.

Quer conferir na íntegra como foi a entrevista do médico com Tainã Gama? Clique aqui e assista em nosso Facebook!

Comentar

%d blogueiros gostam disto: