Salvador
30°
algumas nuvens
umidade: 70%
vento: 5m/s L
Máx 29 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

Kim Jong-um ameaça EUA e Trump responde líder norte-coreano

O líder norte-coreano Kim Jong-un manteve o tom de ameaça aos Estados Unidos em seu pronunciamento de Ano Novo, ao dizer que sempre tem à mesa um “botão nuclear”. Mas, no mesmo discurso, ele também se disse aberto ao “diálogo” com a Coreia do Sul.

Já o presidente dos EUA Donald Trump usou o Twitter para responder ao líder da Coreia do Norte: “O líder norte-coreano Kim Jong-un disse que o botão nuclear está na mesa dele todo tempo. Alguém de seu regime abatido e sem alimentos pode avisá-lo que eu também tenho um botão nuclear, mas é um muito maior e mais poderoso que o dele. E o meu botão funciona!”, escreveu.

No pronunciamento televisionado, Kim Jong-un voltou a dizer que a Coreia do Norte já tem tecnologia para atingir todo o território dos Estados Unidos com mísseis e que, por isso, Washington nunca começaria uma guerra. “Essa é a realidade, não uma ameaça”, afirmou.

Kim Jong-un destacou, porém, que só apertaria o botão nuclear, se a segurança da Coreia do Norte estivesse ameaçada e se disse disposto a conversar com a Coreia do Sul. Ele informou, por exemplo, que considera enviar uma delegação de atletas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, que serão sediados no país vizinho, em Fevereiro.

A Coreia do Sul sempre defendeu que a participação da Coreia do Norte nos Jogos ajudaria a aliviar a tensão entre os dois países. O presidente dos Estados Unidos foi perguntado por repórteres sobre a fala de Kim Jong-un, mas não quis comentar. “Vamos ver, vamos ver”, disse ele, durante a celebração do Ano Novo no resort Mar-a-Lago, na Flórida.

Foto: Divulgação

Comentar

%d blogueiros gostam disto: