Salvador
26°
chuva fraca
umidade: 99%
vento: 6m/s L
Máx 27 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Mestre Moa é homenageado na Semana da Igualdade Racial

A Semana da Igualdade Racial Mestre Moa do Katendê será realizada de terça (6) a sexta-feira (9), no Hotel Sol Victória Marina, em Salvador. Estarão reunidos militantes do movimento negro, gestores públicos e lideranças dos segmentos tradicionais de diversos territórios, para debater e levantar proposições acerca das políticas afirmativas na Bahia. O evento homenageia uma das mais renomadas personalidades da cultura afro-brasileira e da capoeira, morto de forma violenta no último dia 8, na capital baiana.

Na abertura, programada para terça (6), às 17h30, uma orquestra de berimbaus homenageará Mestre Môa, na presença de amigos e familiares do ativista. Ao longo dos quatro dias, as discussões terão como tema central ‘Integração e Consolidação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sisepir) no âmbito da Década Internacional Afrodescendente’, gerando subsídios para gestões governamentais no que diz respeito às políticas para a população negra da Bahia.

Entre os participantes do evento estarão membros do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN); representantes do Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial; membros da Comissão para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT); Grupo Intersetorial para Quilombos (GIQ); integrantes da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa; além de convidados dos três Poderes e de organizações da sociedade civil.

Novembro Negro

As atividades integram o Novembro Negro da Bahia, calendário pioneiro de mobilizações do movimento negro, homenageando heróis e heroínas da luta do povo negro, a exemplo do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Ao longo do mês ocorrem caminhadas, seminários, rodas de diálogo, campanhas, além de projetos apoiados pelo edital da Década Internacional Afrodescendente, lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *