Salvador
29°
algumas nuvens
umidade: 70%
vento: 8m/s L
Máx 28 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Número de asmáticos com a doença controlada no Brasil é de apenas 9%

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) divulgou dados alarmantes sobre a asma no Brasil. Segundo o órgão, apenas 9% dos asmáticos estão com a doença controlada no país. Além disso, cerca de 32% das pessoas que têm a doença crônica não fazem o tratamento corretamente.

Para o pneumologista e diretor acadêmico da Associação Bahiana de Medicina Guilhardo Fontes Ribeiro, o problema não é exclusivo do Brasil. “Em toda a América Latina a média do controle da doença não passa de 10%. As pessoas tendem a achar que elas estão controladas por não sentirem impactos em seu dia a dia. O abandono do tratamento e o uso incorreto das medicações também fazem com que esse percentual seja tão baixo”, afirma o médico.

O especialista diz ainda que diversos avisos podem indicar que algo não está indo bem. “Vários sintomas mostram que está na hora do indivíduo procurar uma ajuda médica. Chiado no peito, cansaço excessivo e tosses frequentes são alguns deles. É importante lembrar que a asma é uma doença totalmente controlada e uma vida normal é possível desde que haja um tratamento adequado”, diz.

Quem busca um atendimento para a doença na capital baiana pode contar com o Programa de Controle da Asma e da Rinite Alérgica (PROAR), que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. O atendimento ao público é feito através dos números 3321-8467, 3013-8460 e 3013-8462.

O VIVA BEM de hoje (4) pode ser conferido em nossa página do Facebook clicando aqui.

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

 

Comentar

%d blogueiros gostam disto: