Salvador
26°
nuvens dispersas
umidade: 78%
vento: 3m/s SL
Máx 26 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

CAIXA Cultural promove oficinas de forró e artesanato

Durante o mês de junho, a CAIXA Cultural Salvador promove oficinas gratuitas voltadas para o público interessado em aprender técnicas de forró, colagens, lanternas de papel e crochê.

Aulas de forró

Nos dias 2, 9 e 16 de junho (sábados), das 09h30 às 12h30, ocorrerão as oficinas Workshops de Forró e Interpretação musical, que serão ministradas pelo facilitadores João Carvalho e Thiale Moura. Indicadas para maiores de 14 anos, com 20 vagas disponíveis. As oficinas trazem abordagem teórica e prática em três módulos, onde os alunos aprenderão sobre movimento, postura, e interpretação musical.

Ainda sobre forró, com turmas nos dias 13, 14 e 15 de junho, das 15h00 ás 17h00, a escola de dança Cabrueira oferece 20 vagas por turma para suas oficinas inclusivas de forró: Libras no dia 13, O primeiro forró em Libras do Brasil. A finalidade dessa oficina é promover conexões, reunir pessoas, permitir novas vivencias, estimular a diversidade, democratizar o acesso ao palco e ao teatro celebrando a dança.

Artesanato inclusivo

No dia 14, a oficina abre suas portas para idosos, auxiliando em sua interação social, possibilitando que desfrute da companhia de outras pessoas e crie laços de amizade, e conheça a cultura do forró. Já a oficina do dia 15 está aberta a jovens e adultos que demonstrem uma vontade de se expressarem artisticamente pelo movimento.

Workshops

Já nos dia 6, 7 e 8 de junho (de quarta a sexta), das 14h00 às 17h00, será promovido o workshop Tradição Junina – Confecção de estandartes, lanternas de papel e sortes. O objetivo é resgatar e fortalecer os elementos das tradições juninas. Durante as aulas, os participantes aprenderão a confeccionar estandartes, lanternas de papel, sortes e bandeirolas, com o auxílio da oficineira Dinorah Oliveira.

Em duas turmas, nos dias 12 e 19 de junho (terças), das 14 às 18h, o público a partir dos 16 anos pode participar da oficina de colagem: técnica Arte Francesa na Fotografia, onde a facilitadora Aline Cavalcante ministrará fundamentos básicos para utilização de fotografias e colagem, montando imagens usando a arte francesa. Inédito em Salvador, o workshop é voltado para pessoas com interesse na área, sem necessariamente possuir conhecimento de fotografia em geral. 20 vagas.

Oficinas de crochê

Por fim, A oficina Começando no crochê, com Jessica Faust, nos dias 27, 28 e 29 de junho, de 14h00 às 18h00, para o publico a partir dos 14 anos, com 15 vagas oferecidas para quem quer aprender os segredos do crochê. Pontos básicos, troca de cores, projetos e demais vertentes dessa arte viciante. Voltado inclusive para quem não possui nenhum conhecimento na área.

Inscrições

As inscrições para a oficina de forró iniciante já estão abertas e os demais workshops terão suas inscrições disponíveis a partir de todo sábado que antecede o início de cada curso. Os interessados devem comparecer à recepção da CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. O critério de seleção será o da ordem dos inscritos. As oficinas são promovidas pelo projeto Gente Arteira.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: