Salvador
28°
nuvens quebrados
umidade: 78%
vento: 3m/s L
Máx 28 • Mín 25
Weather from OpenWeatherMap

El Petro: Venezuela estuda criará moeda virtual similar ao bitcoin

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro anunciou que o país vai criar uma moeda virtual nacional, nos moldes do bitcoin. Ela será chamada de “El Petro”. Alguns países como os Estados Unidos impõem restrições financeiras ao país. Alguns funcionários do governo, por exemplo, têm contas bloqueadas.

De acordo com Maduro, a moeda será respaldada nas reservas venezuelanas de ouro, petróleo, gás e diamante. O presidente não explicou como esse arranjo funcionaria nem quando a moeda passaria a circular. Muitos venezuelanos já recorrem a criptomoedas, com mais ênfase no bitcoin, a mais famosa das moedas virtuais. Essas pessoas tentam proteger as reservas dos efeitos da hiperinflação e escapar da falta de notas.

Segundo o discurso de Maduro, a criptomoeda proposta pela Venezuela se diferenciaria do bitcoin em pelo menos dois aspectos, pois será: controlada e emitida por um país e atrelada a bens físicos. Ao longo de 2017, a criptomoeda original passou a atrair investidores comuns e já superou os US$ 10 mil e divide economistas sobre a existência de uma bolha especulativa.

Criado em 2008, o bitcoin é a primeira moeda virtual de sucesso a usar criptografia. Essa tecnologia é usada para manter as transações seguras. Diferentes da moeda física, as moedas virtuais não são emitidas pelo Banco Central de nenhum país.

 

Foto: Divulgação

Comentar

%d blogueiros gostam disto: