Salvador
29°
algumas nuvens
umidade: 66%
vento: 6m/s LSL
Máx 29 • Mín 28
Weather from OpenWeatherMap

Cuidados com a saúde auditiva para aproveitar o carnaval

Apesar dos festejos antecipados em Salvador, oficialmente o Carnaval só começa na próxima quarta-feira (7). Que o folião baiano adora uma festa e não perde um trio elétrico por nada, todo mundo já sabe. Mas os sons dos maiores hits do Carnaval além de diversão também podem trazer prejuízos sérios à saúde.

Segundo dados da National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), o ouvido humano suporta até 85 decibéis por um período máximo de 8 horas, porém medições realizadas em anos anteriores em diversas festas de Carnaval chegaram a apontar impressionantes 120 dB. Esses longos períodos de exposição a sons muito intensos, podem causar desequilíbrio ou vertigem, doenças crônicas, como o zumbido, a fonofobia ou até mesmo a perda auditiva.

Segundo a otorrinolaringologista Clarice Saba, não é apenas a intensidade do ruído que deve ser levado em conta, mas também o tempo de exposição a ele. “Na teoria, os nossos ouvidos não podem suportar mais que 80 decibéis durante oito horas diárias. Um trio elétrico, por exemplo, pode ultrapassar esse limite facilmente. Então, o folião e trabalhador que está ali no Carnaval precisam tomar certos cuidados, como evitar ficar muito próximo da caixa de som ou fazer uso dos protetores auriculares”.

Clarice também citou alguns sinais que podem indicar a exposição excessiva ao barulho e salientou que eles não devem ser ignorados.  “O primeiro sinal é o zumbido. É importante saber que esse zumbido não pode persistir para o dia seguinte. Caso isso aconteça, é aconselhável procurar um profissional para verificar a possibilidade de uma lesão auditiva”.

Confira o VIVA BEM desta segunda-feira (5), clicando aqui!

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025

 

Comentar

%d blogueiros gostam disto: