Salvador
27°
nuvens quebrados
humidity: 61%
wind: 5m/s E
H 27 • L 26
Weather from OpenWeatherMap

Trump propõe separar mães de filhos na fronteira dos EUA

As mudanças continuam acontecendo nos Estados Unidos desde que Donald Trump assumiu a presidência do país. A próxima cartada de Trump é separar as mães e os filhos que atravessarem ilegalmente a fronteira dos EUA. A medida está sendo estudada pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DSI).

Com a mudança, o governo permitiria manter os pais presos durante o processo de deportação, as crianças, no entanto, ficaria sob custódia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (DHS), em condição “menos restritiva”, até que pudessem ser colocadas aos cuidados de um parente que resida nos EUA ou um tutor indicado pelo Estado.

(Foto: Reprodução/Internet)

Atualmente, situação em torno desse processo funciona da seguinte forma: as famílias dos imigrantes contestam a deportação ou caso peça asilo, o imigrante fica nos EUA até que os casos sejam resolvidos. Essa política recebe o nome de “prende e solta”, em que Trump já pediu o fim. No entanto, a decisão ainda está sendo analisada e a Casa Branca não comentou a proposta.

A DHS acredita que essa medida seja perigosa, uma vez que em muitos casos, as crianças trazidas por pais, outros familiares ou contrabandistas, são exploradas, abusadas e até mesmo mortas. O deputado do Texas, Henry Cuella, rebateu a proposta em comunicado. “É quando deixamos a segurança de fronteira e entramos na violação de direitos humanos. Separar mulheres de seus filhos é errado. Ponto final”.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: