Salvador
27°
nuvens quebrados
umidade: 74%
vento: 6m/s SL
Máx 27 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

INCA estima cerca de 37 mil novos casos de câncer este ano na Bahia

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 600 mil novos casos de câncer este ano em todo o Brasil. Na Bahia, serão mais de 27 mil novos casos da doença, sendo que em Salvador mais de seis mil pessoas enfrentarão esta patologia que é a segunda causa de morte no mundo. Para falar sobre o combate ao câncer, Tainã Gama recebeu hoje (6) no VIVA BEM a oncologista da Clínica Amo Pamela Almeida e o diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC-BA) Dyego Nunes.

Entre os homens, os tipos de câncer mais incidentes serão os de próstata (31,7%), pulmão (8,7%), intestino (8,1%), estômago (6,3%) e cavidade oral (5,2%). Já entre as mulheres, os cânceres de mama (29,5%), intestino (9,4%), colo do útero (8,1%), pulmão (6,2%) e tireoide (4,0%) figurarão entre os principais.

De acordo com Pamela, fatores ligados diretamente a alimentação contribuem para o surgimento do câncer de mama. “Segundo alguns estudos, a obesidade é uma doença crônica que libera vários fatores inflamatórios que contribuem e muito para o aparecimento do câncer de mama. Por isso é importante manter um acompanhamento nutricional”, diz.

Para Dyego, o tabu ainda é um dos maiores vilões quando o assunto é câncer de próstata. “Infelizmente, ainda existe uma grande resistência dos homens em fazer o exame de prevenção do câncer de próstata. Por medo de fazer o toque retal, muitos acabam recorrendo ao exame de sangue. Mas é importante lembrar que o exame de sangue não substitui o toque retal e as duas precisam ser combinadas para aumentar as chances de uma detecção mais precoce”, afirma o médico.

O mais importante nesse Dia Mundial do Combate ao Câncer é conscientizar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.

Clique aqui e confira como foi o VIVA BEM desta sexta-feira (6).

O VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

 

Comentar

%d blogueiros gostam disto: