Salvador
27°
chuva
umidade: 78%
vento: 4m/s L
Máx 26 • Mín 25
Weather from OpenWeatherMap

Banco Central vai reduzir a Taxa Selic para 7%

Pela primeira vez na história a Taxa Básica de Juros da Selic poderá ser igualada a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), caindo de 7,5% para 7%.  Com isso, está prevista a redução do gasto com subsídio nas operações de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reunirá hoje para definir a redução. A expectativa do mercado é que o ano de 2018 seja fechado com a taxa de juros estabilizada.

A taxa Selic é a média de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, porque paga bem. Já quando a Selic cai, os bancos são “empurrados” para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior.

Esta taxa tem recebido seguidas reduções desde outubro de 2016, depois de mais de 1 ano estabilizada na casa dos 14,25%. A expectativa do mercado financeiro é que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), termine este ano em 3,03%, quase no piso da meta (3%). Essa meta tem como centro 4,5%. Para 2018, a previsão é que a inflação fique um pouco maior, mas ainda abaixo do centro da meta, em 4,02%.

 

Foto: Divulgação | Antônio Cruz / Agência Brasil

Comentar

%d blogueiros gostam disto: