Salvador
29°
nuvens dispersas
umidade: 74%
vento: 6m/s L
Máx 28 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

BA: 15 mil CNH’s suspensas, um condutor tem 3.931 pontos na carteira

Cerca de 15 mil baianos tiveram de deixar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no ano passado – o número é de motoristas que perderam o direito de dirigir por até um ano, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). Outros 150 mil processos estão em processo de análise. Segundo o Detran, a Bahia possui 2.699.124 de condutores, sendo 788.256 em Salvador.

A suspensão ocorre por conta do acúmulo de 20 pontos em multas no período de um ano ou por infrações consideradas gravíssimas – que já retira o direito de dirigir, como conduzir veículo sob a influência de álcool, recusar-se a soprar o bafômetro, pilotar moto sem capacete e disputar corrida. Cerca de 212 baianos têm mais de 100 pontos na CNH. Desses, 135 residem em Salvador. Um condutor tem 3.931 pontos na carteira, maior recorde registrado na Bahia.

Os processos administrativos que resultaram nas 15 mil suspensões foram instaurados entre 2011 a 2015. Quem foi flagrado cometendo infrações gravíssimas que cabem suspensão entre 2016 e 2017 terá os processos abertos. Na instauração do processo, o condutor tem 30 dias para realizar sua defesa. Quem tem a suspensão decretada recebe uma notificação para comparecer à unidade do Detran-BA entregar a habilitação e assinar o termo de suspensão. A penalização cabe recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) e ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

O início do cumprimento da pena se dá com a assinatura e o motorista fica impedido de dirigir. Caso o motorista seja pego conduzindo qualquer veículo, poderá ter a habilitação cassada por dois anos. Após o período de suspensão, o motorista apenas terá acesso à carteira após realizar um curso de reciclagem.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: