Salvador
26°
nuvens dispersas
humidity: 78%
wind: 6m/s E
H 26 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

A campanha de vacinação contra o Sarampo começa hoje (07)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa hoje (7),  em todos os postos de saúde do país. O último levantamento divulgado  apontou que o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, destes casos notificados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Também foram registrados casos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás,  Sergipe e Distrito Federal.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado no começo de outubro aqui na Bahia foram confirmados oito casos de sarampo, sendo sete em Santo Amaro e um em Jacobina. Além destes, houve casos de pacientes que estiveram fora do estado antes de apresentar a doença.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos de idade, especialmente as mal nutridas e bebês não-vacinados. A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina.

Os Grupos Alvo da campanha são crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai de hoje até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19. O outro gripo é de pessoas om faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia.

Os sintomas da doença aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição ao vírus. Incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Além disso, em casos mais graves, pode causar também infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.