Salvador
24°
chuva moderada
umidade: 100%
vento: 3m/s L
Máx 25 • Mín 25
Weather from OpenWeatherMap

Países pedem reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Jerusalém

Oito países pediram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU depois que os Estados Unidos anunciaram o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel e a transferência para lá de sua embaixada – atualmente instalada em Tel Aviv. A presidência japonesa do Conselho informou que a reunião será realizada na nesta sexta-feira (8).

Um comunicado da missão sueca informa que Bolívia, Egito, França, Itália, Senegal, Suécia, Reino Unido e Uruguai pediram uma reunião de emergência do órgão decisório até o final desta semana. O anúncio de Trump, feito um dia após diversos apelos da comunidade internacional para que a decisão não fosse tomada, foi comemorado por políticos israelenses, mas recebeu muitas críticas internacionalmente. Protestos foram realizados na Faixa de Gaza e na Turquia.

O reconhecimento da cidade como capital é considerado polêmico, uma vez que os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado, e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense sobre a cidade como um todo.

 

Foto: Divulgação

Comentar

%d blogueiros gostam disto: