Salvador
28°
nuvens quebrados
umidade: 69%
vento: 5m/s SSL
Máx 28 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Malhação: saiba os cuidados para prevenir lesões musculares

A atividade física traz inúmeros benefícios à saúde, como a melhora na circulação sanguínea, diminuição do risco de doenças cardíacas e fortalecimento dos ossos. Mas a prática sem a devida orientação, equipamento e preparo adequado, pode trazer sérios riscos à saúde. Para orientar e listar os cuidados que se deve tomar antes de colocar a mão na massa – ou melhor, no peso -, o VIVA BEM traz a fisioterapeuta Bianca Araújo.

O sedentarismo é um dos maiores males da vida moderna e é responsável por diversas doenças, como diabetes, doenças cardíacas e dores na coluna. Contudo, antes de dar início as atividades físicas, é preciso recorrer a orientação médica. A falta dela e de um profissional de educação física podem ocasionar problemas ortopédicos como distensão muscular, tendinites e várias outras alterações físicas graves, como arritmias, tonteiras e câimbras.

Bianca lista um dos casos mais recorrentes e que contribui bastante para o caso de lesões: a busca pelo resultado imediato.

Tem o sedentário, aquele que nunca praticou atividade física e, com a chegada do verão, busca resultados rápidos e atividades que proporcionem ganhos que ele nunca teve antes. Com isso, ele termina não respeitando o seu limite e o resultado é o surgimento de lesões. Então, tem que haver um trabalho preventivo e perceber quais são os limites do seu corpo.

Ela também fala sobre a importância do alongamento durante o exercício físico.

É importante você fazer o alongamento antes e também depois da atividade física. Quando você se movimenta, os músculos aquecem e você precisa aproveitar esse momento em que o músculo está aquecido. O alongamento evita bastante o surgimento de lesões.

Para conferir essas e outras dicas, clique aqui e assista o VIVA BEM desta segunda (8) na íntegra.

O VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram: @radiosociedadedabahia. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

 

 

Comentar

%d blogueiros gostam disto: