Salvador
27°
algumas nuvens
umidade: 78%
vento: 2m/s NO
Máx 27 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Infectologista alerta sobre risco de doenças infecciosas no Carnaval

O Carnaval está oficialmente aberto! Durante toda a semana, o VIVA BEM aproveitou o período festivo para abordar assuntos (confira abaixo) e dar dicas para você aproveitar o Carnaval da melhor maneira possível. Nesta quinta-feira (8), foi a vez da infectologista Ana Paula Alcântara falar sobre como se prevenir das doenças infecciosas durante a folia.

Leia mais:
Especialista alerta para cuidados com a voz durante o carnaval
Nutricionista dá dicas de alimentação para o folião curtir o carnaval
Cuidados com a saúde auditiva para aproveitar o carnaval

É durante o Carnaval que os vírus e bactérias causadores de diversas viroses pós-folia encontram um ambiente propício para a sua transmissão. Entre as doenças infecciosas mais comuns no Carnaval estão a mononucleose infecciosa, conhecida como a “doença do beijo”, conjuntivites virais, diarreias virais, resfriados comuns e ainda as DSTs, como a herpes, sífilis e a AIDS.

De acordo com Ana Paula, “essas doenças virais são muito comuns em locais com grande aglomeração de pessoas”. Mas apesar de todo o perigo que ronda o folião, é possível tomar algumas precauções para terminar o carnaval com saúde e muita história para contar.

A higiene das mãos é a forma mais fácil e mais efetiva barreira de prevenção de doenças infecciosas. Por isso, é importante reforçar sempre ao folião a necessidade da higiene das mãos. Além disso, evitar o compartilhamento de utensílios como copos, garrafas e canudos, também ajuda na prevenção.

Perguntada por um ouvinte, Ana Paula falou sobre os cuidados ao utilizar os sanitários químicos durante o carnaval. “Ao usar o sanitário é importante que a gente tente encostar o mínimo possível em sua superfície. Uma dica que eu sempre costumo dar é a seguinte: leve sempre uma garrafinha de álcool em gel. Ela ajuda e muito nessas ocasiões”.

Para conferir o VIVA BEM desta quinta-feira (8), clique aqui! E amanhã, Tainã Gama vai bater um papo com o ortopedista e especialista em traumatologia esportiva Fábio Costa, para falar sobre os cuidados com os pés na hora de pular o carnaval.

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025

Comentar

%d blogueiros gostam disto: