Salvador
23°
nuvens quebrados
humidity: 78%
wind: 6m/s SSE
H 25 • L 22
Weather from OpenWeatherMap

Dia Internacional da Mulher é marcado por protestos

Cerca de 30 países fizeram manifestações nesta quarta-feira (8), data que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. O objetivo foi realizar uma greve geral para destacar a importância do papel da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. A iniciativa do protesto foi do movimento de mulheres argentinas Ni Una Menos. Em outubro do ano passado as mulheres foram às ruas para protestar contra os 200 assassinatos anuais no país em decorrência de violência de gênero. No Brasil, os movimentos feministas programaram manifestações em vários estados.

Para aquelas mulheres que não puderam parar seu trabalho para protestar, as organizações feministas incentivaram o uso de roupas de cor roxa ou realizarem manifestações no próprio local de trabalho. “O importante é identificar que estamos em luta, independentemente de podermos parar ou fazer greve. Sabemos que nem todo mundo pode parar, ainda mais diante de um cenário de desemprego no Brasil”, diz Fernanda Sabóia, da Articulação de Mulheres Brasileiras.

Em Salvador,  mulheres se encontraram na Praça da Piedade para reivindicar pelo combate a violência as mulheres. Continuaram com os protestos na Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, e Comércio, finalizando na sede do INSS.

Manifestações pelo Mundo

Na Espanha, várias pessoas fizeram manifestações contra a violência doméstica. Em Roma o dia foi marcado por assembléia e greves em vários setores públicos. Já na Rússia um grupo de mulheres chegou a ser detido após protestar em frente ao Kremlin, sede do governo federal, pedindo mais direitos para as mulheres.

Foto: Reprodução Internet

Comentar

%d blogueiros gostam disto: