Salvador
28°
nuvens dispersas
umidade: 58%
vento: 6m/s LSL
Máx 28 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

Comércio varejista na Bahia cresce pela primeira vez desde julho

Conforme dados do IBGE, as vendas do varejo no estado da Bahia apresentaram dados de 1,1% em novembro que são superiores a outubro de 2017, na série livre de influências sazonais. Este número indica o primeiro saldo positivo desde julho do ano anterior e se consagra como o melhor indicativo para um mês de novembro desde 2014, período considerado como o início da crise econômica no Brasil.

Apesar de no mesmo mês de 2016, em novembro/17 as vendas na Bahia também terem crescido (0,7%) o comércio varejista baiano seguiu em queda, com desempenho pior que  a média nacional, acumulado de janeiro a novembro de 2017.  No aumento, foi o varejo restrito, mais uma vez, o responsável pelos desempenhos positivos dos setores de móveis e eletrodomésticos (38,9%) e dos outros artigos de uso pessoal e doméstico (16,4%) que influenciaram de maneira positiva o índice na Bahia.

Entretanto, Hiper, supermercados e combustíveis são os setores que estiveram em queda neste mês. Essas áreas representam por volta de 40% do varejo restrito e quase 30% do varejo ampliado na Bahia e continuam exercendo a  principal pressão de baixa para o resultado global das vendas do comércio no estado, ainda que tenham mostrado redução no ritmo de queda em  novembro (-15,5%) frente a outubro (-19,6%).

 

Mais resultados desse indicador estão disponíveis na site IBGE Notícias.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: