Salvador
27°
nuvens dispersas
umidade: 69%
vento: 6m/s SL
Máx 27 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” encerra temporada

Encerra neste domingo (10) a curta temporada do espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, estrelado pelo premiado ator Hilton Cobra (Cobrinha). Em cartaz no Teatro Gregório de Matos, a peça foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro 2017 nas categorias espetáculo, texto (Luiz Marfuz) e ator (Hilton Cobra). As apresentações já foram vistas por mais de 10 mil pessoas em cinco estados.

A peça propõe uma tentativa de elucidação de “como um cérebro considerado inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?”. A partir desse embate, o ator mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.

Escrito por Luiz Marfuz especialmente para comemorar os 40 anos de carreira do ator baiano Hilton Cobra, o espetáculo é dirigido por Fernanda Júlia do (NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas), e mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça de Lima Barreto, conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil, na década de trinta.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: