Salvador
25°
chuva moderada
humidity: 88%
wind: 7m/s ESE
H 25 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Operação posto legal interdita posto em Conceição do Jacuípe

Fotos: Divulgação/ Ascom Sefaz

Criada com o objetivo de verificar a qualidade e a quantidade do combustível vendido ao consumidor baiano, a Operação Posto Legal reúne, além do DPT e da ANP, ao Procon-Ba, e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), com apoio das polícias Civil e Militar, da Sefaz-Ba e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-Ba).

A primeira  fase da Operação  Posto Legal aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto, quando foram fiscalizados 36 estabelecimentos de Salvador e Feira de Santana, onde o  Ibametro interditou 33 bicos de combustíveis irregulares.  Nesse período um posto localizado em Conceição do Jacuípe,  se tornou inapto, ou seja, impedido de operar por armazenar gasolina comum e aditivada com teores de álcool anidro três meses a mais do limite.

Nos locais havia uma quantidade armazenada de, respectivamente, 4.157 litros de gasolina comum e 4.838 litros de gasolina aditivada

A operação se estenderá a todos os postos do Estado nos próximos meses, podendo também retornar a postos já fiscalizados, a depender do que for apurado pelos órgãos participantes.

A segunda fase da operação ocorreu nos últimos dias 28 e 29 e fiscalizou oito postos nos municípios de Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Candeias.

O Procon identificou quatro postos com irregularidades como produtos sem o preço e estabelecimentos sem o Código de Defesa do Consumidor. A Secretaria da Fazenda constatou uma máquina de cartão de crédito e débito não pertencente ao estabelecimento fiscalizado, o que gerou uma multa de R$ 13,5 mil, e também o não recolhimento da taxa do Fundo de Aperfeiçoamento do Serviço Policial em seis dos oito estabelecimentos visitados, que foram intimados a cumprir com a obrigação.