Salvador
27°
chuva fraca
umidade: 88%
vento: 3m/s SSL
Máx 27 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

Assembléia legislativa da BA vai pela primeira vez ter uma mulher negra

Segundo dados do Censo de 2010 do IBGE, a Bahia é o estado que possui o maior número de pessoas que se declaram negros ou pardos, e neste domingo, Olivia Santana foi eleita como deputada estadual, ela vai ser a primeira mulher negra a ocupar a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Olivia é filha de uma empregada doméstica com um marceneiro,  nasceu em uma família pobre, na invasão de Ondina, onde teve uma infância de carência extrema. Aos 14 anos de idade, começou a trabalhar como faxineira, em uma escola particular para auxiliar no orçamento familiar. Sua história começou a mudar quando passou em um vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para pedagogia.

A professora  já ocupou os cargos de secretária de Educação e Cultura de Salvador e secretária do Trabalho no governo do estado. Foi também vereadora em Salvador por 10 anos. Essa foi a quarta vez que a ela tentou entrar na ALBA, dessa vez com 57  mil votos ela conseguiu.

Hoje a deputada esteve na sede da Rádio Sociedade da Bahia e contou o quanto foi difícil realizar a sua campanha:  “Um dos maiores obstáculos para nós mulheres, e principalmente para nós mulheres negras é a falta de recurso, de estrutura, de dinheiro, porque eleição ainda é muito determinada pelo poder econômico sim! E a gente se elegeu contrariando essa lógica, são poucos que conseguem. A minha campanha foi muito difícil, teve muita crise, as vezes choro, por que a gente não tinha dinheiro para bancar equipes, para fazer um grande trabalho de publicidade, a gente focou muito nas redes sociais, elas foram importantíssimas.”

Olivia assumiu o compromisso de focar na cultura e educação, ela também ressaltou o compromisso de atender a demandas de Salvador e do interior do estado,  por fim agradeceu ao apoio de todos e afirmou: “Quem me conhece sabe quem não sou de ficar calada […] Eu vou fazer tudo para não decepcionar.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *