Salvador
23°
chuva fraca
umidade: 94%
vento: 5m/s SSL
Máx 26 • Mín 24
Weather from OpenWeatherMap

Treino em prol da “Semana da Mulher” acontece neste sábado (10)

Neste sábado, 10 de março, acontece a 1ª Edição do “Treino das Meninas”, no Jardim dos Namorados, em Salvador. O evento consiste num ato de conscientização, onde cada corredora cumprirá sua planilha de treino, mas todas largarão juntas, mobilizadas, com o objetivo de sensibilizar a população. Serão 50 atletas selecionadas por Augusto Cruz e Cleber Castro, da Esporte Mundo. O evento gratuito celebra à semana da mulher.

A ideia para o projeto surgiu após Augusto Cruz fazer uma publicação em sua rede social, sobre o assédio sexual que as corredoras sofrem na orla de Salvador. O escritor, corredor e palestrante recebeu uma enxurrada de mensagens e comentários de amigas corredoras, sobre o assunto. “Bastou uma publicação em uma rede social, para eu receber diversos relatos de corredoras que já enfrentaram situações de medo, perigo ou constrangimento enquanto treinavam nas ruas de suas cidades. Os depoimentos vieram dos mais variados lugares, mostrando que não se trata de um problema regional”, comenta Augusto.

A corrida de rua é considerada um dos esportes mais democráticos que existem, já que, para praticá-la, basta sair de casa e explorar ‘qualquer’ espaço público. Além de ser inclusiva a diversos públicos diferentes, independente de sexo ou idade, é preciso apenas um par de tênis, uma roupa confortável e a pessoa já está pronta para encarar o asfalto. Em teoria, pode ser praticada apenas pelo próprio corredor. Já na prática, para as corredoras de rua, a realidade funciona de uma maneira diferente. Elas costumam ser o alvo preferido de agressões físicas, assaltos e, principalmente, de assédio sexual. Não existem estatísticas específicas sobre violência contra mulheres praticando atividade física nas ruas, mas relatos mostram que a frequência vem aumentando.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: