Salvador
25°
nuvens dispersas
umidade: 78%
vento: 2m/s L
Máx 27 • Mín 25
Weather from OpenWeatherMap

IBGE: comércio varejista mantém estabilidade após três altas seguidas

As vendas do comércio varejista brasileiro não variaram em julho frente ao mês anterior, após três meses seguidos de aumento, período em que o varejo acumulou ganho de 2,2%. A divulgação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12). O IBGE explica que várias atividades repetiram o volume de vendas do mês anterior, com exceção dos hipermercados, que tiveram variação positiva de 0,7%, após um recuo de 0,3% em junho.

Segundo Isabella Nunes, pesquisadora do IBGE, a liberação das contas inativas do FGTS, o maior controle da inflação e uma massa salarial positiva são fatores que impactaram positivamente nas vendas de hipermercados. No confronto com julho de 2016, na série sem ajuste sazonal, o volume de vendas cresceu 3,1%, sendo o 4º avanço seguido nessa base de comparação.

No acumulado nos últimos 12 meses, houve recuo de 2,3% em julho, dando prosseguimento ao ritmo de queda iniciado em outubro de 2016 (-6,8%). Foi registrada uma recuperação no acumulado em 12 meses, que embora esteja negativo para todas as atividades, quando se considera a evolução do índice se percebe uma redução sistemática do ritmo de queda em todas as atividades.

Foto: Divulgação

Comentar

%d blogueiros gostam disto: