Salvador
28°
nuvens dispersas
umidade: 74%
vento: 5m/s LSL
Máx 28 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

Obras na pista principal do aeroporto são iniciadas

A pista principal do Aeroporto de Salvador entrou em obras de requalificação hoje, as intervenções fazem parte das exigências do Contrato de Concessão do Aeroporto de Salvador.

O objetivo é a melhoria da infraestrutura e aumento da segurança e conforto das operações. A conclusão dos serviços na pista principal está prevista para o mês de outubro de 2019.

A requalificação atribuirá mais eficiência e segurança às operações, dentro dos padrões internacionais, e aumentará a vida útil da pista, reduzindo assim a necessidade de serviços de manutenção corretiva e seus impactos.

Para não atrapalhar os pousos e decolagens, as obras foram divididas em três etapas, são elas:

A primeira etapa das intervenções começa nesta quarta-feira (12), tem duração de quatro meses e deve ser concluída em janeiro de 2019. Esta fase contempla recapeamento, melhorias no acostamento e na sinalização horizontal, ajustes na faixa de pista e implantação da área de segurança de fim de pista (RESA).
Esta fase inicial prioriza os 900m finais da pista e está sendo executada durante o período diurno, das 7h30 às 17h30. Desta forma, os voos internacionais não serão afetados por conta da intervenção, uma vez que operações com aeronaves de grande porte acontecem geralmente no período noturno, momento em que a 10/28 estará com sua extensão totalmente disponível.
Haverá intervenção também na taxiway A, uma das pistas destinadas à movimentação das aeronaves, paralela à área de pousos e decolagens.

A segunda fase das intervenções físicas será do mês de janeiro até abril de 2019, concentrada nos 900m iniciais da pista principal. A terceira fase, por sua vez, será entre os meses de maio a agosto do mesmo ano e concentrará as atividades na parte central da pista.
As companhias aéreas que operam no Aeroporto foram comunicadas antecipadamente a respeito das intervenções, a fim de mitigar possíveis impactos aos passageiros.

A terceira etapa é a manutenção: adicionalmente às obras previstas no Contrato de Concessão, ainda no mês de setembro, nos dias 25, 26, 27 e 29, serão realizados serviços de manutenção programada na pista principal.
Serão feitos serviços de remoção de borracha e recuperação asfáltica manutenção do sistema de balizamento e revitalização da sinalização horizontal. Estes serviços acontecem entre 2h e 6h da manhã, momento em que a pista 10/28 estará fechada para as operações.
Sobre as obras
As mudanças fazem parte do cronograma de obras previsto no Contrato de Concessão do Aeroporto em que a VINCI Airports assumiu a gestão das operações no terminal. As obras estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos. A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019. A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.

Esta primeira fase envolve ampliação e modernização do terminal de passageiros existente, mudanças no embarque e desembarque, modernização de banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, adequação na infraestrutura na área das aeronaves, entre outras melhorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *