Salvador
27°
nuvens dispersas
humidity: 61%
wind: 4m/s ESE
H 26 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Atividades de serviços ligados ao turismo crescem na Bahia

As atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia registraram crescimento em relação aos meses de junho (0,3%), na série com ajuste sazonal, e de julho de 2018 (5,8%), de acordo com dados divulgados hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na duas comparações, o estado registra o terceiro resultado positivo consecutivo para o turismo, cujos índices foram melhores que a média nacional. Quando comparadas com com o mês de junho, em todo o Brasil, as atividades turísticas tiveram variação positiva de 0,2%. Já quando a comparação ocorre com julho do ano passado, o aumento foi de 4,4%.

O resultado baiano em relação ao mesmo mês de 2018 foi o terceiro melhor do país, estando abaixo apenas do Espírito Santo, com 9,6%, e do Rio de Janeiro, que registrou avanço de 8,8%. Este também foi o melhor julho para o turismo baiano desde 2014, quando, à época, havia sido registrado um crescimento de 9,8%  em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os bons resultados de julho fizeram com que as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia puxassem o ritmo de crescimento no acumulado no ano de 2019, que é de 2,2%, e no acumulado em 12 meses, de 2,7%. Apesar de terem ficado abaixo da média nacional, com 3,2% e 3,8%, respectivamente, ambos resultados são os melhores para o estado desde 2014, quando haviam ficado em 11,1% e 9,3%.

Foto: Tereza Torres/ Setur