Salvador
23°
nuvens dispersas
humidity: 69%
wind: 6m/s SSE
H 24 • L 22
Weather from OpenWeatherMap

Lava Jato: Procurador deve pedir 80 inquérito ao STF

O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá encaminhar nesta segunda-feira (13) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a primeira leva de pedidos de abertura de inquéritos da Operação Lava Jato. Serão cerca de 80 pedidos que envolvem a cúpula do Governo Michel Temer, oposição, parlamentares de governo e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os materiais foram revisados neste domingo (12) na sede da PGR, em Brasília, sob supervisão de Jano. O presidente Michel Temer foi citado em um dos inquéritos. A Odebrecht teria pago propina ao PMDB após reunião no Palácio do Jaburu em 2014. No entanto, a expectativa é de que ele seja excluído do processo, já que, por ser presidente, não pode ser investigado por fatos ocorridos antes do mandato. O mesmo deve acontecer com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, também citado. No caso de Padilha, por ser ministro, tem foro privilegiado.

A nova lista que será encaminhada consta com nomes do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) e o Senador Aécio Neves (PSDB). Foram gravados 950 depoimentos gravados em vídeos com 78 executivos da Odebrecht, onde há, com detalhes, a forma de pagamento para os integrantes do PMDB, PSDB e PT. O ministro do STF e relator da Lava Jato, Edson Fachin, vai decidir sobre o pedido. Existe a possibilidade de outros partidos serem implicados. Para preservar os delatores, advogados solicitaram que as imagens sejam mantidas sob sigilo.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: