Salvador
24°
céu limpo
humidity: 83%
wind: 5m/s E
H 25 • L 24
Weather from OpenWeatherMap

Governador visita áreas atingidas pelo rompimento da barragem

 O governador do estado, Rui Costa (PT), visita na manhã deste domingo (14) a região atingida pelo rompimento da barragem do Quati, no município de Pedro Alexandre. Ele também visitará a cidade de Coronel João Sá.

Após vistoria, a Defesa Civil na Bahia informou que não há riscos de rompimento na barragem Lagoa Grande, no município de Pedro Alexandre. Na última quinta-feira (11),  às vésperas de completar 57 anos de emancipação, o município de Coronel João Sá foi atingido pelas águas do Rio do Peixe com o rompimento da barragem do Quati, localizada também em Pedro Alexandre.

Segundo a prefeitura, está é a maior tragédia já enfrentada pela cidade. Cerca de 500 famílias foram afetadas e aproximadamente 150 desalojadas na sede da cidade em alguns dos mais de 100 povoados da zona rural. Alguns moradores foram para casa de parentes ou estão em abrigos improvisados em escolas, ginásios e outros espaços. O número de pessoas atingidas pode aumentar já que ainda estão chegando informações do interior.

A prefeitura declarou estado de emergência na cidade, ainda na quinta-feira, quando o nível do rio subiu. O decreto é para que o município possa receber recursos federais e estaduais para que arcar com os prejuízos.