Salvador
27°
nuvens quebrados
umidade: 74%
vento: 7m/s L
máx: 27 • mín: 27
Weather from OpenWeatherMap

PF em operação ‘Research’ cumpre 73 mandados

Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Federal realiza uma operação que tem como alvo desvios de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo, a operação “Research” cumpre 73 mandados nas cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Antonina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, no Paraná; Rio de Janeiro (RJ); e Campo Grande e Maracaju, no Mato Grosso do Sul.

Entre as ordens judiciais, 29 são de prisão temporária, 8 de condução coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão. Dois funcionários públicos federais estão entre os alvos. Até 7h50 (horário de Brasília), 25 pessoas foram presas. As investigações apuram o repasse irregular de recursos por meio de pagamentos sistemáticos, fraudulentos e de valores milionários de bolsas destinadas a pessoas sem vínculos com a universidade, entre 2013 e 2016.

Segundo a PF, há evidências de fraudes em pagamentos de título de auxílio a pesquisadores e bolsas de estudo no Brasil e no exterior pagas a pessoa sem vínculo com a UFPR. O nome da operação faz menção ao objetivo das bolsas, que seriam estudos e pesquisas pelos contemplados pelos incentivos. A operação é realizada em parceria com a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: