Digite sua busca

Cidades Notícias Notícias em destaque Salvador

Ônibus elétrico vai ser testado em Salvador a partir de amanhã

Compartilhar

Um ônibus 100% elétrico da empresa chinesa BYD vai começar a ser testado em linhas do transporte público de Salvador a partir de amanhã (16), durante 30 dias, com tarifa normal, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O teste tem a finalidade de permitir a análise tanto para melhorias do sistema convencional, quanto para a implantação em outros modais, como o BRT.

O veículo começará circulando na linha 1505 – Pirajá x Barra, da concessionária Plataforma. A informação foi obtida pela Rádio Sociedade. Com capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, o ônibus não emite poluição e possui dois motores – um em cada roda – freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4 horas para ser recarregada.

Ainda segundo a Semob, o carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos veículos. Nela, o ônibus é conectado em uma tomada até o processo ser concluído. O veículo tem 100% de suspensão pneumática, sistema de ajoelhamento, piso baixo e ausência de degraus.

Para facilitar a acessibilidade a cadeirantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com o acionamento de um botão, o veículo é inclinado para o lado direito, onde uma prancha é deslizada.

Foto: Secom PMS

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X