Salvador
29°
algumas nuvens
umidade: 66%
vento: 6m/s LSL
Máx 29 • Mín 28
Weather from OpenWeatherMap

Enxaqueca é mais frequente no verão; saiba como evitá-la

Você sabia que as crises de enxaqueca costumam ser mais frequentes no verão? A maior incidência de sol e as altas temperaturas podem provocar a inflamação ou dilatação dos vasos, causando a dor. Estima-se que cerca de 25% das mulheres e até 10% dos homens apresentem essa patologia. O neurologista Artur Souza, convidado do VIVA BEM desta terça-feira (16), deu dicas de como encarar o problema.

Quem tem enxaqueca apresenta uma maior suscetibilidade a estímulos externos, como a exposição a barulho e luminosidade intensa, em especial a luz do sol. “Uma noite mal dormida, o cheiro, a luminosidade e até mesmo algum tipo de alimento podem funcionar como gatilhos para a enxaqueca”, explica Artur.

Um perigo que cerca as dores de cabeça é a automedicação, que se torna um problema sério quando vira rotina. Muitas vezes o uso do medicamento pode estar contribuindo para o surgimento da dor, em vez de combatê-la. “Existe uma complicação na enxaqueca, a qual chamamos de ‘cefaleia por abuso de analgésicos’. É como se o corpo se acostumasse ao uso do medicamento e ele passasse a pedir que a gente tomasse de maneira contínua. Ou seja, a gente passa a ter dor para tomar o remédio. Inclusive, existem casos graves no qual é preciso internar o paciente por alguns dias para que ele perca esse hábito do uso do remédio”, alerta o neurologista.

Segundo Artur, a melhor forma de encarar o problema é a prevenção. Para conferir o VIVA BEM desta terça-feira na íntegra, clique aqui.

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram: @radiosociedadedabahia. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: