Salvador
27°
nuvens dispersas
umidade: 74%
vento: 2m/s SL
máx: 27 • mín: 26
Weather from OpenWeatherMap

Google lança recurso que identifica notícias falsas no Brasil

A empresa Google ampliou o recurso de checagem de notícias para 3 países da América Latina, com o objetivo de evitar a propagação de publicações falsas. Entre as nacionalidades estão o Brasil, a Argentina e o México.

O recurso é utilizado através do Google Notícias, e adiciona uma tag “fast check” onde mostra a imagem em destaque acima da notícia. Ela indica noticias que tiveram seus fatos checados e, portanto, fornecem informações mais confiáveis e precisas.

O serviço anteriormente já estava disponível nos EUA, França e Alemanha. Ele aparece tanto na seção “notícias” da pesquisa Google quanto nos aplicativos Google Notícias e Previsão do Tempo para iOS e Android.

Para classificá-los, a companhia se baseia em 121 organizações especializadas em checagem de fatos e que atuam ao redor de todo o mundo.

A temática ganhou muita atenção nos últimos tempos com a eleição de Donald Trump, nos EUA, e a saída da Inglaterra da União Europeia, que foram decididos através das votações, e muitas pessoas defendem que o compartilhamento de notícias falsas em redes sociais podem ter influenciado nos resultados.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: