Salvador
27°
nuvens quebrados
umidade: 74%
vento: 7m/s L
máx: 27 • mín: 27
Weather from OpenWeatherMap

O mundo não vai acabar nesta quinta-feira, garantem astrônomos

Foto: Ilustrativa/ Reprodução

Desde janeiro deste ano, quando o jornal Daily Mail publicou uma entrevista polêmica com o astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich, onde ele comenta sobre um asteroide gigante que possivelmente puderia colidir com a Terra no dia 16 de fevereiro – esta quinta-feira –. O assunto tomou proporções extremas e se espalhou rapidamente por todo o mundo. Nas redes sociais foi um dos assuntos mais comentados.

O assunto rendeu tanto que a Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB) divulgou, nesta última terça-feira (14), uma nota para desmentir o rumor.

Segundo a SAB, “não há fundamento científico para a notícia sobre o fim do mundo em 16 de fevereiro devido à colisão do asteroide 2016 WF9 com a Terra”. Em nota, eles esclarecem que o asteroide – que pode ser, na verdade, um cometa escuro e sem cauda – passará em seu ponto mais próximos à Terra no dia 25 de fevereiro, a cerca de 51 milhões de quilômetros. Ou seja, é tão longe que pode ser comparada a um terço da distância entre a Terra e o Sol.

O objeto foi descoberto em 27 de novembro de 2016. De acordo com as medições da Nasa, ele possui um diâmetro estimado entre 0,5 e 1,0 quilômetro e completa uma volta em torno do Sol a cada 4,9 anos. “A trajetória do 2016 WF9 é bem conhecida, e o objeto não é uma ameaça à Terra em um futuro previsível”, escreve a agência espacial americana ao anunciar a descoberta.

4 comments on “O mundo não vai acabar nesta quinta-feira, garantem astrônomos”

  1. Jilson Caldas
    Jilson Caldas

    Ainda bem, então amanhã vou tomar uma cervejinha bem gelada.😀😀😀

Comentar

%d blogueiros gostam disto: