Salvador
26°
nuvens dispersas
umidade: 69%
vento: 4m/s LSL
Máx 25 • Mín 24
Weather from OpenWeatherMap

Insônia atinge cerca de 40% dos brasileiros, diz OMS

A insônia é um distúrbio que atinge uma parte considerável da população brasileira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80 milhões de brasileiros sofrem com o problema. O recomendado é dormir de seis a oito horas diárias para manter uma boa qualidade de sono, mas, considerando o ritmo acelerado do dia a dia, esse é um dos maiores desafios.

A insônia muitas vezes também está associada a transtornos de ansiedade e a quadros depressivos. De acordo com o otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono, Amaury Gomes, o distúrbio pode trazer inúmeros transtornos para a pessoa. “ Algumas das consequências de uma noite mal dormida é a sonolência diurna, a baixa capacidade de trabalho, as dificuldades de raciocínio, alterações no humor e na pressão arterial e ganho de peso”, afirma o médico.

O especialista ainda listou alguns dos alimentos que tendem a inibir o sono e devem ser evitados nas horas que antecedem o descanso. “Alimentos cafeinados, achocolatados, chás e refrigerantes ajudam a piorar a qualidade do sono. Além disso, o uso de alguns medicamentos também interfere bastante”, diz.

Insônia foi o tema do VIVA BEM com Tainã Gama desta sexta-feira (16). Você pode conferir o programa na íntegra clicando aqui!

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: