Salvador
28°
céu pouco nublado
humidity: 78%
wind: 3m/s SE
H 28 • L 28
Weather from OpenWeatherMap

Moradores ganham nova horta comunitária no Itaigara

A comunidade do Itaigara, em Salvador, recebe neste sábado (16) a entrega de mais uma horta comunitária na cidade – a terceira apenas no bairro. Doadas pela Prefeitura, as primeiras mudas que serão cultivadas na nova horta, que tem uma área de 54m², serão ervas, temperos e hortaliças, como erva-doce, erva-cidreira, alecrim, manjericão, hortelã, orégano, alface, cebolinha, salsa, coentro, pimenta e tomate, dentre outros. Depois, os membros da associação e os moradores do local ficarão responsáveis por cuidar da horta e colher os alimentos que servirão de sustento para a comunidade e doação.

Além disso, foi preparada no local uma área para o plantio de cinco árvores frutíferas: duas aceroleiras e três pitangueiras. O plantio dessas mudas será realizado também no sábado (16), pelos técnicos da Secretaria em conjunto com a população.

Essa será a 25ª horta comunitária inaugurada pela Secis, sendo 13 urbanas e 12 em creches e escolas públicas. Em abril, mais uma horta deve ser entregue, dessa vez na Escola Municipal Campinas de Pirajá.

Como solicitar – As comunidades interessadas em implantar uma horta comunitária devem entrar em contato com a Secis, através do telefone (71) 3611-3802. Com o pedido recebido, os técnicos do órgão realizam uma avaliação técnica da área onde os futuros canteiros serão instalados, além de promover reunião com moradores para apresentação do projeto. Também fazem parte da assistência prestada pela Prefeitura a limpeza e roçagem do terreno, suporte para estruturação das leiras e doações das primeiras mudas.