Salvador
27°
algumas nuvens
umidade: 69%
vento: 5m/s LSL
Máx 27 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

No Dia da Voz, fonoaudióloga fala sobre cuidados com as cordas vocais

Você sabia que há vários cuidados diários que deve seguir para preservar a saúde da voz? Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16), o VIVA BEM recebeu no estúdio da Rádio Sociedade a fonoaudióloga Valéria Leal, para falar sobre a atenção que devemos ter com as nossas cordas vocais.

Alguns hábitos básicos, como beber bastante água e manter uma alimentação equilibrada, podem te auxiliar a preservar a saúde vocal, prevenindo alterações e doenças vocais. Para Valéria, alguns costumes contribuem bastante para o surgimento de problemas que variam desde um simples cansaço vocal a até mesmo um câncer. “O uso em excesso de bebidas alcoólicas ou cigarros é uma verdadeira bomba para a saúde como um todo e não é diferente com a nossa voz”, afirma.

A fonoaudióloga ainda alerta para a rouquidão prolongada. Segundo ela, ficar com a voz rouca após um resfriado ou no dia seguinte a um show é algo natural. Mas quando o tom mais grave da voz permanece por semanas, é necessário acender o sinal vermelho e procurar um especialista. “A rouquidão não é uma doença, ela é um sintoma que, infelizmente, ainda é muito ignorada pela maioria dos brasileiros. Ela pode não significar nada, mas também pode ser um sintoma de algo muito mais grave, como um câncer de laringe”, diz.

Durante todo o programa, Tainã Gama ainda divulgou os locais que estão realizando atendimento gratuito durante essa semana da voz. A lista completa você pode conferir clicando aqui.

Perdeu o programa desta segunda-feira (16)? Não se preocupe, você pode assisti-lo clicando aqui.

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: