Salvador
24°
aguaceiros
humidity: 83%
wind: 3m/s ENE
H 24 • L 24
Weather from OpenWeatherMap

Começam testes de ônibus elétrico em Salvador

Anunciado pela prefeitura de Salvador nesta semana, o ônibus elétrico da empresa chinesa BYD iniciou, na manhã de hoje (16), sua operação de testes na capital baiana. O veículo partiu da garagem da concessionária Plataforma, às 7h da manhã, no bairro de Pirajá, rumo ao final de linha do local, de onde partiu às 8h50 para circular na linha 1505 – Pirajá (Rua Velha) x Barra, sem cobrança de tarifa. Nas próximas viagens, a passagem, no valor de R$ 4, será cobrada normalmente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o ônibus continuará sendo testado nas linhas da empresa e está cogitado para operar em roteiros como 1625 – Paripe x Aeroporto (via Cajazeiras), 1342 – Estação Pirajá x Bonfim/Ribeira e 1508 – Pirajá x Pituba.  “Nós fizemos os primeiros testes sem passageiros, nos bairros e nas estações. Agora, vamos ver como o veículo se comporta transportando passageiros durante todo o dia. Ver a questão da autonomia, da força do motor, de toda a parte mecânica”, afirmou o titular da pasta, Fábio Mota, em entrevista à Rádio Sociedade.

Com capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, quatro portas, sendo duas de cada lado, o ônibus não emite poluição e possui dois motores – um em cada roda – freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa. O equipamento leva 4 horas para ser recarregado na garagem. Além disso, o ônibus conta com ar-condicionado, piso baixo e rampa de acessibilidade para cadeirantes, acionada através de um botão no painel do veículo.

Ainda segundo a Semob, o veículo circulará pela capital baiana por 30 dias e terá checada sua adequação às condições geográficas da cidade e ao dia a dia do sistema. Além disso, os resultados vão embasar decisões futuras tanto para o sistema convencional, quanto para o futuro BRT.

Foto: Daniel Brito