Digite sua busca

Cidades Notícias Notícias em destaque Salvador

Semana do Clima vem para reduzir distanciamentos, diz secretário

Compartilhar

Entre a próxima segunda-feira (19) e sexta (23), Salvador recebe a Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima. O evento é organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), ao lado da Convenção-Quadro das Nações Unidas (UNFCCC), da ONU, e acontecerá no Salvador Hall, na Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela. De acordo com o município, até o momento, 4.126 participantes já estão inscritos.

Para falar sobre a conferência, o programa Conexão Sociedade recebeu hoje (16) o secretário da pasta, André Fraga. Diante de um possível distanciamento da população da capital baiana sobre os temas discutidos no evento, o chefe do órgão declarou que a percepção é mais comum do que se imagina.

“É muito comum que as pessoas vejam como algo não tangível, distante da realidade delas. Na verdade, quando se altera o clima do planeta, muda tudo. Mudar tudo significa que há cada vez mais eventos climáticos extremos. No nosso caso, de  Salvador, é aquela chuva prevista para cair determinada quantidade de milímetros em um mês, mas cai em apenas um dia. Pega a cidade desprevenida, acaba e pessoas que vivem encostas têm mais problemas, por exemplo. Isso tem ficado cada vez mais frequente”, afirmou.

“No outro extremo, nossos verões estão cada vez mais quentes. Nossas lagoas estão secando. O clima no planeta está sendo modificado e, obviamente, isso não acontece apenas em Salvador. Há incêndios na Grécia, na Califórnia, cada vez mais furacões, o El Ñino começa a acontecer a cada três anos, o que aumenta a incidência de doenças tropicais, como malária, chikungunya e dengue”, completou.

Foto: Gênesis Freitas / Rádio Sociedade

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X