Salvador
29°
nuvens dispersas
umidade: 74%
vento: 6m/s L
Máx 28 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Confira a agenda cultural de fim de ano do IGHB

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia divulgou a agenda da semana (18 a 22) de encerramento das atividades culturais do ano. Nesta segunda (18), às 9h, em parceria com o Museu Náutico da Bahia será realizada uma mesa redonda em homenagem aos 550 Anos do Nascimento de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil.

Com o tema “Cabral – o Fidalgo Navegador Português, nas nossas Origens Luso-Brasileiras – 550 Anos do Nascimento 1467 / 2017, em Belmonte – Portugal”, serão palestrantes: Almte. Armando de Senna Bittencourt, Prof. Dr. Francisco Senna, Profa. Dra. Vera Lúcia Bottrel Tostes.  Uma visita guiada ao Museu Náutico da Bahia – Forte de Santo Antônio da Barra encerra a programação da manhã.

Na terça (19), das 14h às 18h, “O jogo de búzios: verdades e mistério” é tema de seminário, no auditório do IGHB. Estarão presentes: Luciano Veríssimo (Oloye Babalawo Ifafaridan Fakolade Ifafunmuiwa), Antônio Carlos Soares (Ifaleti Oosaabukola Akanji OjoAiku Ogundasoriire) e Luciano Saldanha (Ifámoroti). Os especialistas irão discutir uma das artes divinatórias utilizadas nas Religiões Tradicionais da África Negra e nas Religiões da Diáspora Africana instaladas em muitos países, notadamente nas Américas. O jogo de Búzios, religiosamente, é conhecido como Éérìndínlógún, sendo, junto com a Noz de Cola (Obí), o oráculo mais antigo dos Iorubas.

“Os 80 anos do II Congresso Afrobrasileiro” encerra a agenda do ano, com conferência pronunciada pela professora Alessandra Cruz, dia 21 de dezembro, às 17h, com um anúncio de um grande Seminário em março de 2018. A especialista irá rememorar e avaliar os legados do II Congresso Afro-Brasileiro, realizado em Salvador, Bahia, de 11 a 20 de janeiro de 1937, sob a coordenação da Comissão Executiva formada por Edison Carneiro, Martiniano Bonfim, Aydano do Couto Ferraz, Azevedo Marques e Reginaldo Guimarães, tendo como objetivos: “estudar a influência do elemento africano no desenvolvimento do Brasil, sob o ponto de vista da etnografia, do folclore, da arte, da antropologia, da história, da sociologia do direito, da psicologia social, enfim de todos os problemas de relações de raças no país”.

SERVIÇO
Agenda de encerramento das atividades culturais do IGHB
De 18 a 22 de dezembro
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade – Salvador-BA
71 3329 4463 /www.ighb.org.br

Comentar

%d blogueiros gostam disto: