Salvador
25°
nuvens dispersas
humidity: 69%
wind: 7m/s E
H 25 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Gravação da JBS tem repercussão Internacional

A notícia de que o presidente Michel Temer foi gravado por um dos donos da JBS, Joesley Batista, dando aval para a compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha repercutiu na imprensa internacional.

O  Clarín, da Argentina, lembra que Cunha comandou todo o processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff e que conduziu a queda da petista com “grande respaldo da grande maioria da Câmara dos Deputados”. O jornal destacou a notícia de que o presidente foi gravado pelo dono do frigorifico JBS, pedindo o silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O também argentino La Nacion classificou a notícia como uma “fortíssima bomba política” que ameaça o governo Temer um ano após o “polêmico impeachment” de Dilma. O periódico observa que tais denúncias contra Temer coloca o presidente em uma situação jurídica “delicada”, uma vez que os supostos crimes teriam ocorrido no exercício de seu mandato.


No Uruguai, o jornal El País destacou a frase “tem que manter isso”, dita por Temer na conversa com a JBS, referindo-se a uma mesada que Cunha estava recebendo. A publicação ainda deu espaço para um ato falho cometido pelo âncora do Jornal Nacional, William Bonner, que chamou Temer de “ex-presidente”.

O português Público apontou o “tempo recorde” em que a delação premiada da JBS foi negociada, se comparada com os dez meses de negociação no caso da Odebrecht e da OAS. Com informações do Estadão Conteúdo.

O jornal espanhol El Mundo também repercute o caso, afirmando que a gravação pode ser “letal” para Temer. “O áudio, cuja existência foi revelada nesta quarta, poderia ser letal para o governo Temer, já que pela primeira vez emerge com clareza um suposto delito cometido durante o exercício de seu mandato”, diz a notícia.

Já nos Estados Unidos, o The New York Times informou que o presidente brasileiro endossou propina de empresários em fita secreta, diz jornal.

One comment on “Gravação da JBS tem repercussão Internacional”

Comentar

%d blogueiros gostam disto: