Salvador
25°
nuvens dispersas
humidity: 73%
wind: 6m/s E
H 27 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Prefeitura promove vacinação contra influenza neste sábado (20)

Um novo Dia D será realizado na capital baiana no próximo sábado (20). A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) vai ampliar o acesso à vacina contra influenza para atingir a meta de imunizar, pelo menos, 90% das 673 mil pessoas que integram o público alvo da estratégia. Centenas de postos estarão distribuídos pela cidade, entre fixos e volantes, com o objetivo de ampliar a cobertura.

Além das unidades de saúde, a vacinação será realizada em locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminal rodoviário e estações de transbordo, das 8h às 17h. A campanha iniciada no dia 18 de abril imunizou apenas 37,3% da população. O término da estratégia está previsto para o dia 26 de maio. Durante a semana, a imunização segue normalmente nos postos de saúde.

Devem ser vacinados idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Esse ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 73 casos de gripe na capital, desses 10 evoluíram para forma mais grave da patologia. Nenhum óbito em decorrência da doença foi contabilizado. A imunização é a principal medida preventiva da enfermidade, garantindo qualidade de vida, bem-estar e inclusão social, podendo reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza.

É importante que a vacinação aconteça antes da chegada do inverno. Não há contraindicação à ingestão de álcool antes ou depois da vacina, entretanto, recomenda-se evitar. Outras vacinas, a exemplo da febre amarela, podem ser tomadas no mesmo dia. Não é preciso ter um intervalo entre elas. Crianças só poderão ser vacinadas nas unidades de saúde municipais.

Foto: Jefferson Peixoto | Secom PMS

Comentar

%d blogueiros gostam disto: