Salvador
27°
nuvens dispersas
humidity: 69%
wind: 6m/s ESE
H 27 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

‘Quero vender todas’, diz Paulo Guedes sobre estatais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se justificou ontem (17), durante um evento, em Brasília, sobre as razões pelas quais o déficit público não foi zerado, após prometer a ação para o primeiro ano de governo. Atualmente, a equipe econômica precisa conter despesas para assegurar o cumprimento da meta fiscal de déficit de R$ 139 bilhões, o que, caso não ocorra, faria com que o rombo fosse até maior que o permitido.

“O déficit vai ser o melhor possível”, afirmou. “Eu quero zerar o déficit público. E as estatais? Quero vender todas”, disse. “Dizem que não zeramos o déficit [no primeiro ano], mas [governos anteriores] ficaram anos esburacando [o Orçamento] e não podemos ter um ano e meio para tentar [reverter o déficit]?”, questionou.

Na sequência, Guedes explicou que preferiu adotar uma postura conciliatória com Estados e municípios, que também enfrentam dificuldades fiscais, e, com isso, dividir os recursos que serão obtidos com o megaleilão de petróleo do pré-sal. “Eu [União] podia ficar com todo o dinheiro, mas o que eu estaria construindo de alianças políticas?”, afirmou.

Frente a essa decisão, o ministro afirmou ainda que o déficit este ano vai ser “o melhor possível”. Segundo ele, o governo preferiu ter um resultado “um pouquinho pior”, mas ajudar os governos regionais. O que não pode ocorrer, segundo ele, é elevar imposto para bancar o excesso de gastos.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil