Salvador
26°
nuvens dispersas
umidade: 69%
vento: 4m/s LSL
Máx 25 • Mín 24
Weather from OpenWeatherMap

Doenças de tireoide são sete vezes mais frequentes em mulheres

Os distúrbios da tireoide podem não ser problemas exclusivo das mulheres, mas é fato que atingem mais o público feminino. Estima-se que, para cada homem, há pelo menos sete mulheres com alguma alteração na glândula, sendo que a mais comum é o hipotireoidismo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as doenças de tireoide estão entre as que mais atingem os brasileiros. Cerca de 15% da população sofre com os problemas na glândula. Um outro dado ainda mostra que cinco milhões de mulheres não sabem que tem algum tipo de disfunção na tireoide por falta de conhecimento dos sintomas.

Maria Creusa, líder da equipe de endocrinologia do Hospital Português, explica a função dessa glândula tão importante para o equilíbrio do nosso organismo. “A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por controlar quase todas as funções do nosso corpo. Se ela tiver funcionando demais, você também funciona demais. Quando ela funciona menos do que deveria, você também fica mais devagar”, explica.

Ainda de acordo com a médica, “o câncer de tireoide e os nódulos acometem mais as mulheres por uma questão genética”.

Maria Creusa conversou com Tainã Gama no VIVA BEM desta segunda-feira (19). Você pode conferir o programa na íntegra clicando aqui!

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: