Salvador
29°
nuvens quebrados
umidade: 66%
vento: 6m/s SL
Máx 28 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

Brasil registra aumento de diabetes em mulheres

O número de mulheres com diabetes no Brasil quase dobrou nos últimos dez anos. Os dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, mostram que em 2006, o índice de brasileiras com a doença era de 6,3%. Hoje, o total já chega a 10% das mulheres. Como até 80% dos pacientes com diabetes morrem em decorrência de problemas cardiovasculares (como por exemplo, infarto e derrame), a notícia preocupa por se tratar de um sério problema de saúde pública.

De acordo com o endocrinologista Victor Almeida, as projeções para a doença não são muito otimistas. “Infelizmente, o diabetes não traz preocupação apenas para as mulheres. Estima-se que nas próximas três décadas o índice de pessoas com a doença atinja 62% em toda a América Latina”, diz.

A obesidade, o estresse ou o sedentarismo são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes. Quem tem a doença deve ter atenção redobrada a pequenos detalhes do cotidiano. Simples hábitos podem fazer toda a diferença na hora de prevenir complicações relacionadas à doença.

Durante o programa, Victor também fala sobre a importância de olhar com um pouco mais de cuidado para a própria saúde. “O diabetes só cria problema se você não dá importância para ele. Infelizmente, ela é responsável por uma morte a cada seis segundos. Então, não feche os olhos para a doença e não deixe de se cuidar. É possível ser muito saudável mesmo tendo diabetes”, orienta.

Para conferir o VIVA BEM desta quinta-feira (19) clique aqui!

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: