Salvador
25°
nuvens dispersas
humidity: 69%
wind: 7m/s E
H 25 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Compre sem carga tributária, Feirão do imposto começa amanhã (20)

Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), revelam que o Brasil está entre os 30 países com maior carga tributária no mundo e é o que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH dentre as nações presentes na lista. O valor pago e o retorno à sociedade não condizem e é justamente para alertar a população sobre essa realidade que acontece de 20 a 27 de maio o Feirão do Imposto.

A iniciativa terá um espaço no Shopping da Bahia, onde diversas empresas disponibilizarão os seus produtos e serviços com valor final reduzido, ou seja sem a carga tributária. A ação será finalizada no dia 27 de maio, com uma caminhada contra a corrupção e a favor do melhor retorno dos impostos. A iniciativa acontece na Av. Oceânica, na Barra, a partir das 10h, na Barra.

O Feirão do Imposto, que nacionalmente recebe o aval da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), no estado é representado pela Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE Bahia), que mobiliza diversas empresas parceiras a participarem da iniciativa. Em 2017, o tema escolhido foi “Chega de Mão Grande”, que tem o objetivo de levar a população a refletir sobre o impacto da corrupção nos impostos, gerando a ação contra a corrupção e a favor da melhor aplicação dos recursos públicos em prol da sociedade.

Este ano a abertura do Feirão do Imposto ocorrerá no dia 20 de maio, quando a empresa parceira PETROBAHIA S.A. comercializará cinco mil litros de gasolina no Posto Gameleira da Suburbana, com valor final reduzido referente ao percentual da carga tributária incidente sobre combustíveis. A ação continua entre os dias 22 e 27 de maio, período no qual diversas empresas parceiras da AJE Bahia, nos mais variados ramos de negócios, disponibilizarão os seus produtos e serviços aos consumidores – contribuintes – com o abatimento no preço final devido ao abatimento da carga tributária incidente.

Carga tributária no Brasil

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o país com a maior carga tributária em toda América Latina e Caribe. O estudo indica que os brasileiros pagam o equivalente a 33,4% do tamanho da economia em taxas e impostos. Esse resultado revela que o Brasil tem uma carga tributária comparável a dos países ricos da OCDE – organização que reúne as 34 economias mais desenvolvidas do mundo -, em que a média de impostos chega a 34,4% do PIB.

No Brasil, em 2016 foi necessário trabalhar 153 dias somente para pagar impostos, taxas e contribuições, o equivalente até 1º de junho. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Foto: EBC

Comentar

%d blogueiros gostam disto: