Salvador
25°
nuvens dispersas
humidity: 73%
wind: 7m/s ESE
H 26 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

JBS: Fachin retira sigilo e conteúdo deve ser divulgado ainda hoje

O Supremo Tribunal Federal deve divulgar hoje (19) o conteúdo das delações premiadas dos empresários Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, no âmbito da Operação Lava Jato. As delações já foram homologadas pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte, e o sigilo do conteúdo das informações, retirado.

Desde a última quarta (17), quando o jornal “O Globo” noticiou pela primeira vez o que os irmãos Batista haviam informado aos investigadores, os impactos no mundo político têm sido os mais diversos. No Congresso Nacional, surgiu o movimento a favor do impeachment do presidente Michel Temer, liderado pela oposição. Além disso, Aécio Neves (PSDB-MG) foi afastado do mandato de senador por determinação do STF.

A oposição já apresentou oito pedidos de impeachment de Temer. Sete desses pedidos foram apresentados nas últimas 24 horas, após a divulgação de informações de que Temer deu aval ao dono da JBS, Joesley Batista, para comprar o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Lava Jato. Além disso, articuladores políticos do governo foram informados que parlamentares da base aliada defendem que o presidente renuncie.

A oposição defende a saída de Temer argumentando que o presidente feriu quatro dispositivos da lei do impeachment:

  • Opor-se diretamente e por fatos ao livre exercício do Poder Judiciário;
  • Impedir, por qualquer meio, o efeito dos atos, mandados ou decisões do Poder Judiciário;
  • Usar da violência ou ameaça contra funcionário público para coagí-lo a proceder ilegalmente, bem como utilizar-se de suborno ou de qualquer outra forma de corrupção para o mesmo fim;
  • Proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo.

“Aqui está caracterizado especialmente a tentativa de compra de versões de testemunha ou a compra de silêncio de testemunha, caracterizando uma grave ofensa ao livre exercício do Poder Judiciário, o que é crime de responsabilidade”, afirmou o deputado Rubens Pereira Junior (PCdoB-MA).

One comment on “JBS: Fachin retira sigilo e conteúdo deve ser divulgado ainda hoje”

Comentar

%d blogueiros gostam disto: