Salvador
23°
nuvens dispersas
humidity: 78%
wind: 2m/s W
H 24 • L 23
Weather from OpenWeatherMap

Avenida Sete passa por obras de revitalização no final do ano

A Avenida Sete de Setembro receberá, até o final do ano, intervenções que prometem impactar positivamente na rotina de todos. O projeto para a revitalização da área foi concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira, dentro do programa Salvador 360, que prevê investimentos públicos de cerca de R$3 bilhões em infraestrutura na cidade.

A presidente da Fundação, Tânia Scofield, ressalta que o conceito central da requalificação é dar conforto aos comerciantes, aos consumidores e aos moradores, mantendo as características originais da via e valorizando o comércio informal.

 

Mudanças

Dentre as propostas para a região está o alargamento do lado esquerdo do passeio, do Campo Grande até a Praça Castro Alves, para 5 metros – quase dois a mais do que existe hoje em determinadas extensões. A ideia é garantir, além de comodidade, acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida. No trecho entre a Rua das Mercês e o Relógio de São Pedro, serão implantados três parklets – espaços contíguos aos passeios, que têm como objetivo oferecer à população mais aconchego e convívio.

Além disso, toda a pavimentação de pedras portuguesas será restaurada, mas com acréscimo de áreas de acessibilidade composta por faixa de granito liso. O aspecto paisagístico também será melhorado, pois as fiações provenientes das redes de telecomunicações ficarão sob o solo. Serão ainda instaladas iluminação em LED e um sistema de câmeras de segurança suficiente para dar toda cobertura ao trecho revitalizado.

 

Discussões

Toda a construção será dividida por etapas, que estão sendo discutidas pela Prefeitura para interferir o mínimo possível no comércio local. A região ainda passará pela fase de arqueologia para investigação do subsolo. O processo de requalificação da Avenida Sete de Setembro foi iniciado pela Prefeitura em 2013, com o ordenamento do comércio informal e a recuperação de transversais para atuação de cerca de mil ambulantes.

 

Foto: Google Street View

Comentar

%d blogueiros gostam disto: