Salvador
27°
nuvens dispersas
umidade: 78%
vento: 7m/s L
Máx 27 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Governo de Honduras fecha fronteira após centenas de migrantes saírem do país

Foto: Johan Ordóñez/AFP

O governo de Honduras ordenou o fechamento temporário do posto de Agua Caliente, na fronteira com a Guatemala, após centenas de migrantes cruzarem para o país vizinho em dois caminhões.

De acordo com o Instituto Nacional de Migração de Honduras, o ponto de fronteira foi fechado de “maneira temporária para salvaguardar a vida e integridade física dos cidadãos nacionais e estranheiro que transitam por essa região.

A passagem, onde um rigoroso isolamento policial foi montado foi fechado horas depois que um caminhão avançou para a Guatemala com vários dos migrantes pendurados nas laterais da cabine, enquanto à frente dezenas de pessoas agitavam os braços dando-lhes as boas vindas.

Horas depois, a Polícia hondurenha informou que dois salvadorenhos dirigindo um caminhão cada um, são os que romperam o cordão policial em Agua Celiente com a Guatemala.

A polícia acrescentou ainda que os motoristas “tentaram violar o perímetro policial para evitar o trânsito irregular das pessoas que querem ir para a Guatemala”, e depois continuar rumo aos Estados Unidos.

O incidente aconteceu oito dias depois que uma caravana com cerca de 3000 migrantes hondurenhos, segundo as Nações Unidas, passaram por Agua Caliente e que entre quinta e sexta-feira boa parte deles conseguiu chegar até o México, enquanto outros continuam na Guatemala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *